Primeiro post! Oscars resumem 2024 no cinema
- Fefe Urresti
- 12 de mar.
- 5 min de leitura
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Resolvi começar um blog (ou melhor, fazer um novo) pois gosto muito de discutir e falar sobre conteúdo audiovisual, sejam filmes, séries ou games. Eu já sou viciada no Letterboxd mas queria um outro espaço para discutir também outros tipos de mídia. Minha proposta aqui é fazer como um Letterboxd Rushes só que mensal.
Para quem caiu aqui de paraquedas e não me conhece, meu nome é Fefe (ele/ela, sem preferência) e me formei recentemente da faculdade de animação. É basicamente isso por hora que você precisa saber para entender meu local de fala.
Este primeiro post vai ser lançado no meio de março mas é uma relação de o que vi/joguei em fevereiro, porque foi um baita mês especialmente para o cinema e achei um bom tópico para quebrar o gelo.
E o Oscar vai para...
Dia 2 rolou a 97a edição do Oscar e foi um grande evento. Não consegui assistir todos os indicados da categoria de melhor filme a tempo para a cerimônia, mas gabaritei depois. Ganhei o bolão de centavos do meu amigo Leo, errando apenas 5 categorias (Melhor Atriz votei na Fernanda Torres, Curta de Animação votei em Wander to Wonder, Production Design votei em Conclave, Curta Live-Action votei em The Man Who Could Not Remain Silent e Melhor Filme votei em Conclave). Meus chutes foram em geral bem informados e baseados nos resultados das outras premiações desta temporada, por isso minhas maiores surpresas foram em Curta de Animação e Melhor Filme.
Falando em melhor filme, vi muita gente caindo para cima de Anora em maior parte sem fundamento, o que me incomodou bastante. Não é meu filme favorito desta temporada, mas ele tem muito mérito, especialmente técnico. Mas concordo com as críticas quando ao enredo e a falta de desenvolvimento da protagonista. Ele tem uma história interessantíssima, mas a personagem não é profunda o suficiente para merecer o título do filme, e por isso sinto que ele não alcança esta expectativa. Eu comento melhor minhas críticas na review da minha segunda assistida no meu Letterboxd, mas Mikey Madison realmente brilhou em seu papel. Não vejo a hora de ver o que essa menina vai aprontar daqui pra frente. Claro que não se compara a complexidade do papel da Fernanda Torres como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, para mim ela quem realmente foi a maior atriz do ano. Demi Moore foi excelente também, mas sinto que qualquer atriz com uma história parecida com ela poderia ter mandado bem no papel da Elizabeth Sparkle em A Substância.
Fiquei bem triste que Conclave não levou mais estatuetas, é um filme visualmente e sonoramente lindo e consegue ser muito divertido. Pelo menos a bomba do Emília Perez só levou dois prêmios, o que ainda achei muito. Zoe Saldaña pelo menos dá uma segurada, mas a música El Mal é uma das mais mal mixadas no filme inteiro, não dá pra ouvir direito porque a voz fica o tempo todo andando da esquerda pra direita e a televisão só deixa baixinho. Era a Zoe sussurrando, dançando uma coreografia até que interessante mas nada a ver com a personagem, e a cereja do bolo era Karla Sofía Gascón cantando no tom errado e até um pouco fora do ritimo. Tudo errado.
Se tiver curiosidade para saber mais opiniões minhas e meu ranking dos filmes live-action, aqui vai a minha lista.
Quanto a categoria de animação, eu fiquei extremamente feliz com a vitória de Flow. Desde que assisti o filme, fiquei obcecada, fui atrás para saber tudo sobre a produção e acabei criando um relacionamento parassocial com este filme. Na minha cabeça eu também ganhei este Oscar, junto com Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme Internacional, como se eu tivesse feito parte destas produções. O filme do gatinho é de uma sensibilidade imensa e ele representa muito bem a animação independente. Ver estes dois filmes queridos para mim ganharem (e depois ver a foto do Gints Zilbalodis junto com o Walter Salles, meu coração explodiu) me deu muita esperança e muita vontade de um dia ser indicada com uma animação brasileira.
Sobre os curtas, foram escolhas bem interessantes e diversas, foi legal ver tanto stop-motion sendo contemplado, tanto na categoria de curtas quanto de longas (no caso Memoir of a Snail, Wallace e Gromit, Wander to Wonder e Beautiful Men). Minha aposta tinha ido para Wander to Wonder, um curta britânico com vibes de Don't Hug Me I'm Scared mas mais sentimental, vencedor do BAFTA e do Annie Awards (que é tipo o Oscar da animação). É realmente muito bonito e interessante, mas o vencedor da noite foi In the Shadow of the Cypress. Este é um curta iraniano (os diretores inclusive quase não conseguiram chegar na cerimônia pois liberaram o visto só no mesmo dia), de técnica 2D digital e estética flat (sem muita perspectiva e sem contornos). Não vou elaborar muito a história para você, leitor, poder sentir o peso da história por si só, mas é muito sensível e interessante a escolha da direção de arte. Este tipo de design hoje em dia está muito relacionado a algo mais coorporativo, mas é tão bem feito que ele nunca chega lá e consegue elevar o nível e o potencial desta estética. Foi muito merecido e o meu favorito da seleção.
Se quiser ver minhas opinões sobre os outros filmes indicados, só conferir minha lista de Ranking de Melhor Animação no Oscar.
Encerrando a temporada de premiações 2024-2025, concluímos que foi um ótimo ano para o cinema, especialmente para o brasileiro. Além de Ainda Estou Aqui, foram lançados diversos filmes lindos, curtas, longas, animação e live-action. 2024 foi o ano em que mais vi filmes brasileiros em toda a minha vida, e foi muito legal que em maior parte vi em grandes telas. Já estou empolgado para os lançamentos deste ano, que sei que vem muita coisa legal por aí!
O post de abril vem aí...
Vou terminar a primeira edição por aqui, pois quero que sejam textos mais curtinhos e rápidos para ler. Mas fiquem ligados que março já começou bombando e para a próxima edição pretendo falar de Ruptura (que a segunda temporada está chegando ao seu fim) e de In Stars And Time, um JRPG que terminei a alguns dias atrás.
Eu ainda estou descobrindo como funciona o esquema de blogs na Wix, eu só usei o falecido Blogspot e Google Sites lá no início dos anos 2010. Se for fácil de postar comentários, bora bater um papo! Se der ruim, pode me mandar mensagem no meu instagram pessoal.
Um abraço e até a próxima!
Comentários